O que fazer em caso de acidente por queda?
Os acidentes domésticos relacionados com quedas colocam em risco a saúde das pessoas idosas, pelo que é bastante importante a população ter informação adequada sobre o que fazer se ocorrer uma queda e formas de a prevenir.
Uma queda pode provocar consequências graves, tais como internamentos, fraturas e, inclusive, a morte. A população idosa é aquela que mais sofre quedas fatais.
Segundo informação divulgada pela Organização Mundial de Saúde, em 2021, estima-se que, todos os anos, 684 mil pessoas morrem em todo o mundo de quedas acidentais, o que representa a 2ª maior causa de óbitos acidentais.
A população idosa é extremamente suscetível ao risco de acidentes por queda, uma vez que a idade avançada pode trazer alguns problemas de saúde que afetam o equilíbrio e a coordenação, para além de diminuir a massa muscular e a densidade dos ossos.
A Passo Positivo, através do Vizinhos, desenvolveu o website Casa Sénior, onde pode ler com mais detalhe informações relativas à prevenção de acidentes domésticos, e assistir a vídeos explicativos de sugestões e perigos a evitar.
Algumas das medidas que pode tomar para prevenir acidentes por queda são: não adormecer em cadeiras ou bancos, não subir para cima deles e não se apoiar no lavatório ao levantar-se da sanita, pois pode não estar firmemente afixado.
Em caso de queda, deve:
Rodar o seu corpo de forma a ficar de barriga para baixo;
Apoiar-se de joelhos até ficar de gatas;
Procurar, com o olhar, um suporte firme, aproximar-se dele e apoiar-se até conseguir ficar de pé;
Depois de se levantar, descansar antes de voltar a andar;
Contactar de imediato o 112 ou Saúde 24 (808 24 24 24) para ser avaliado e para lhe serem prestados os cuidados necessários por uma equipa de saúde.
Para informações mais detalhadas acerca dos acidentes por queda ou de outras tipologia de acidentes domésticos, aceda ao website Casa Sénior: www.casa-senior.pt.